Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19395.076

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana instituem que os projetos pedagógicos das Licenciaturas devem contemplar a educação das relações étnico-raciais. Para verificar quais as abordagens encontradas nesse tipo de documento, foram pesquisados 14 Projetos Político-Pedagógicos de cursos públicos paulistas de Licenciatura em Biologia. A partir de uma análise de conteúdo, verificou-se que as Diretrizes foram explicitamente mencionadas em seis dos Projetos e que o posicionamento crítico associado ao uso de conhecimentos biológicos diante da discriminação racial foi colocado como competência do egresso em cinco deles. Observou-se, também, uma variedade de conteúdos associados à educação das relações étnico-raciais, mas que tendem a estar apenas em disciplinas das áreas pedagógica e/ou de ciências humanas, marginalizando as biológico-específicas.

Palavras-chave: Formação de professores. Currículo. Colonialidade. Ensino de Biologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Ferreira Barbara, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Professora da Educação Básica. Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEEMG).

Florença Freitas Silvério, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Professora da Educação Básica. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP). Mestre em Educação.

Marcelo Tadeu Motokane, Universidade de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Doutor em Educação.

Downloads

Publicado

2022-06-03

Como Citar

BARBARA, A. C. F.; SILVÉRIO, F. F.; MOTOKANE, M. T. Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19395.076. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19395. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas