O que nos ensinam as professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19420.064

Resumo

Este artigo foi baseado em uma pesquisa de Doutorado, centrada na avaliação das práticas pedagógicas laureadas pelo 4º Prêmio Educar para a Igualdade Racial, idealizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades. O objetivo é analisar as práticas pedagógicas realizadas pelas professoras ganhadoras da 4ª edição desse Prêmio, a fim de demonstrar elementos presentes para a elaboração das ações pedagógicas face à complexidade do racismo vigente na sociedade brasileira. Para tanto, demonstra-se a trajetória do Movimento Negro Educador na criação da Lei No 10.639/2003, bem como tematizam-se seus desdobramentos e seus desafios na perspectiva da educação emancipatória. Por fim, apontam-se elementos relevantes para a luta antirracista no contexto escolar.

Palavras-chave: Racismo. Prêmio Educar para a Igualdade Racial. Enfrentamento. Escola.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria da Gloria Calado, Centro Universitário Sena

Docente no Centro Universitário Sena. Professora do Curso de Cultura e Relações Étnico-raciais, promovido pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). Conselheira da área de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia – 6ª Região – de São Paulo (CRP/06-SP). Membra fundadora do Coletivo Antirracista Quilombação. Psicóloga voluntária no Centro de Direitos Humanos Pablo González e participante do Grupo de Pesquisa Multiculturalismo e Educação, coordenado pela Prof.a Dr.a Mônica Teixeira do Amaral, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

Anna Beatriz Mendes Felix, Universidade de São Paulo

Bacharelanda e licencianda em Letras na Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

CALADO, M. da G.; FELIX, A. B. M. O que nos ensinam as professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19420.064. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19420. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas