Memórias ancestrais e filosofias africanas forjando caminhos para uma educação afrorreferenciada
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19478.011Resumo
Este ensaio é mais que tudo um convite, uma mensagem que parte de nossos chãos de pertencimentos, de nossas experiências na busca de aprendermos a ler o mundo para além do que as peles de papel (livros) nos dizem. Forjando outros modos de aprender / ensinar, de construir uma educação afrorreferenciada mediada pelas filosofias africanas que são tecidas por tradições, valores e culturas preservadas e transmitidas por memórias ancestrais bordadas em nossos corpos, em práticas cotidianas de solidariedade, de cuidado, de respeito à natureza, as nossas sensibilidades, à ancestralidade. É convite à escuta sensível, ao aprender ouvindo as pessoas anciãs que nos apresentam ferramentas outras para construção de uma educação para as relações étnico-raciais harmônica, plural e integradora.
Palavras-chave: Senioridade. Metodologias Afrorreferenciadas. Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).
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