A significação do negro em materiais didáticos: uma análise semântica de atividades relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19492.010

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar como o negro é significado em atividades didáticas desenvolvidas para alunos/as do Ensino Fundamental, expostas na rede social Pinterest, para serem aplicadas em salas de aula no Dia Nacional da Consciência Negra. As discussões foram fundamentadas por teorias sociais que versam sobre a Lei No 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e sobre as questões raciais. O aporte teórico de análise foi a Semântica Enunciativa do Acontecimento, teoria semântica desenvolvida pelo Professor Eduardo Guimarães, a qual considera o estudo da enunciação como o lugar onde o sentido é historicamente construído na relação do sujeito com a língua, no acontecimento, e o texto é visto como uma unidade complexa de significação que integra enunciados, os quais apresentam no seu funcionamento uma consistência interna e uma dependência relativa, que os fazem significar. Os resultados da análise demonstram que as atividades publicadas na rede Pinterest são marcadas por estereótipos que significam as pessoas negras com os mesmos sentidos de séculos passados, legitimando a discriminação e a invisibilidade, frutos do racismo ainda vigente na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Sentidos. Negro.  Materiais didáticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Florisbete de Jesus Silva, UNICAMP; UESB; FNSL

Doutoranda em Linguística, na UNICAMP. Mestra em Linguística, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Vitória da Conquista. Mestra em Educação (ULHT/PT). Professora da FNSL, Porto Seguro – BA. Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de Porto Seguro-BA. Pesquisadora do LED/UNICAMP e do GEPES/UESB.

Leonardo Lacerda Campos, UNICAMP; FNSL

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Mestre pelo mesmo programa. Pesquisador do GPPES e do DIS/ UNICAMP. Docente da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes-FNSL. Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro – BA.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

DE JESUS SILVA, F. .; LACERDA CAMPOS, L. . A significação do negro em materiais didáticos: uma análise semântica de atividades relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19492.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19492. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas