Curricularização da extensão nas Licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20796.093

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar os significados sobre curricularização da extensão nas Licenciaturas assumidos por diferentes sujeitos na e da Universidade. É parte de um estudo mais amplo sobre o processo de curricularização da extensão para as Licenciaturas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Como fundamentos para a compreensão e a defesa da extensão universitária, toma-se o conceito de dialogicidade em Freire (1969, 1987a, 1987b, 2001) e da teoria da ação comunicativa em Habermas (1997, 2012a, 2012b). De abordagem qualitativa, este estudo foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com 17 pessoas, dentre estas, profissionais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), participantes da comissão de curricularização e de propostas extensionistas. Para a análise dos dados, definiu-se a ferramenta das pretensões de validade, a partir de Habermas (2012a), que incide sobre a relação entre as pretensões de validade e os registros do diálogo com os participantes da pesquisa. Os resultados indicam que prevaleceram os seguintes aspectos: a) concepção de extensão acadêmica, crítica e prestadora de serviços; b) indissociabilidade entre os elementos do tripé universitário, que é uma proposição entre os entrevistados, nos documentos e nos referenciais; entretanto, ainda não se materializou e esbarra na concepção de currículo tradicional, disciplinar e, também, na ênfase das práticas de ensino e de pesquisa na formação inicial.

Palavras-chave: Extensão universitária. Curricularização da extensão. Licenciatura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Puglia Zanon, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação pela UEPG.

Simone Manosso Cartaxo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

ZANON, D. P.; CARTAXO, S. M. Curricularização da extensão nas Licenciaturas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.20796.093. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20796. Acesso em: 29 abr. 2024.