Reconhecimento profissional do trabalho docente na visão de professores da Educação Básica em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20959.008

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um recorte do estudo Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica realizado em 2020, com o objetivo de compreender como docentes da Educação Básica, no Brasil, desenvolviam suas atividades nas primeiras semanas de isolamento devido à pandemia da covid-19. Aborda-se o reconhecimento profissional do ponto de vista de 14.285 professoras/es. As respostas discursivas a um questionário eletrônico foram processadas com o auxílio dos programas Alceste e NVivo. Considerando o reconhecimento profissional como um processo global que integra uma dimensão avaliativa e uma dimensão de legitimação no contexto do trabalho, as respostas indicaram três eixos: um, ancorado na esperança, associado a expectativas de valorização, sobretudo por parte das famílias; outro, mais pessimista, fundado no descrédito na mudança; e, por fim, um que evidencia a insegurança e a incerteza do contexto atual, composto por textos sobre a (não) valorização do trabalho docente.

Palavras-chave: Covid-19. Reconhecimento profissional. Trabalho docente.

 

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Biografia do Autor

Lúcia Villas Bôas, Fundação Carlos Chagas e Universidade Cidade de São Paulo

Fundação Carlos Chagas/Universidade Cidade de São Paulo. Doutorado em Educação: Psicologia da Educação.

Adelina Novaes, Fundação Carlos Chagas e Universidade Cidade de São Paulo

Fundação Carlos Chagas/Universidade Cidade de São Paulo. Doutorado em Educação: Psicologia da Educação.

Vicente Sarubbi Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Doutorado em Saúde Pública.

Ricardo Henrique Pucinelli, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo. Doutorado em Educação.

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

VILLAS BÔAS, L.; NOVAES, A.; SARUBBI JUNIOR, V.; PUCINELLI, R. H. Reconhecimento profissional do trabalho docente na visão de professores da Educação Básica em tempos de pandemia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.20959.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20959. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Seção Temática: Perspectivas psicossociais sobre a educação no período pandêmico