A emergência da ética na educação filosófica de professores de Química: uma análise curricular de Licenciaturas no Estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21367.034

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, um estudo acerca da formação filosófico de professores de Química no Estado do Paraná. A pesquisa baseia-se na Filosofia da Educação em Ciências, que articula Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência. Analisam-se os componentes curriculares dos cursos com habilitação em Química das Universidades e dos Institutos Federais e das Universidades Estaduais. Instigados pela pergunta: Que educação filosófica se mostra na formação de professores de Química no Estado do Paraná?, realizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica nas ementas dos cursos de Licenciatura. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva para analisá-las. Surgiu como uma das categorias finais a emergência da ética na formação filosófica de professores de Química. Identificou-se que a ética se mostra vinculada à Filosofia e à Filosofia da Ciência, envolvendo problemas éticos e a Ética profissional na Química. Na Filosofia da Educação, a ética se mostra nas relações sociais, de cidadania e nas relações educacionais e profissionais.

Palavras-chave: Educação Química. Ética. Formação de professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana da Silva Garcia, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Exatas – Habilitação em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente Adjunto do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR), líder do Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências (UFPR).

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

GARCIA, M. da S.; SOUSA, R. S. de. A emergência da ética na educação filosófica de professores de Química: uma análise curricular de Licenciaturas no Estado do Paraná. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21367.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21367. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate