O silêncio do PNLD e dos livros didáticos sobre o ciberplagiarismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21432.014

Resumo

O roubo cibernético de ideias nunca foi tão pungente, configurando-se, assim, o plágio ou o ciberplagiarismo, quando o estudante se apropria das informações oriundas do ciberespaço para a realização das suas tarefas escolares, sem atribuir os créditos ao autor do trabalho.  Nesse sentido, este artigo analisa o tratamento que os livros didáticos do 3º ano do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), no Brasil, dão à temática do plágio em correlação com a pesquisa na internet. Foi realizada a Análise de Conteúdo temático-categorial (BARDIN, 2011) em 12 livros didáticos e no Edital de Convocação 04/2015 do PNLD. Apenas três livros alertam para que os estudantes não copiem da internet e nenhum trata do plágio. A temática do plágio não está, assim, integrada às diretrizes de livros didáticos. A lacunar e insuficiente orientação sobre o tema é um elemento a mais que pode fomentar o plágio em estágios mais avançados do conhecimento. Negligenciar a prevenção e orientações quanto ao plágio é também incentivar a opacidade ética, comprometendo a integridade acadêmica.

Palavras-chave: Plágio. Pesquisa na internet. Livro didático.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sirlene Rodrigues, Universidade de Brasília

Jornalista e pedagoga. Mestre em Educação e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

Carlos Lopes, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Membro da Rede Ibero-americana de Investigação em Integridade Acadêmica (Red-IA).

Downloads

Publicado

2023-02-26

Como Citar

RODRIGUES, S. .; LOPES, C. O silêncio do PNLD e dos livros didáticos sobre o ciberplagiarismo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21432.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21432. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate