Ética em pesquisa e a perspectiva do princípio de autonomia no projeto profissional e nas pesquisas em Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21664.056

Resumo

Este trabalho aborda a ética em pesquisa a partir da fundamentação do projeto ético-político do Serviço Social que se materializa, entre outros documentos, no Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1993. Tal pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, de reflexões acerca da experiência da autora e de discussões sobre os projetos de pesquisa avaliados junto ao Comitê de Ética no qual atua. Neste artigo, apresentam-se algumas questões relativas ao princípio da autonomia, ponto central nas avaliações dos comitês de ética, porém com foco na concepção da formação em Serviço Social. Os resultados apontam para a necessidade de se respeitar as especificidades epistemológicas das diferentes áreas do conhecimento da produção da ciência, sob risco de gerarem prejuízos à ciência e à produção do conhecimento, em especial à pesquisa em Serviço Social.

Palavras-chave: Ética em pesquisa. Serviço Social. Autonomia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Sgarbieiro, Universidade Estadual de Londrina

Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2023-06-16

Como Citar

SGARBIEIRO, M. Ética em pesquisa e a perspectiva do princípio de autonomia no projeto profissional e nas pesquisas em Serviço Social. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21664.056. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21664. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate