Quebrando barreiras e ampliando vozes: a ciência na era da equidade de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22582.029

Resumo

O estudo da brecha de gênero e das estratégias para a eliminação das desigualdades na ciência e na tecnologia é uma linha de pesquisa complexa que analisa múltiplas dimensões, concentrando-se naquelas com maior poder explicativo, como os estereótipos de gênero, as dinâmicas e os processos que permitem sua superação, a socialização e a construção social da ciência e a necessidade de elaborar estudos teóricos e empíricos inovadores que respondam a esses problemas. Assim sendo, este artigo baseia-se em uma pesquisa qualitativa, e a forma de realizá-la foi por meio de uma revisão bibliográfica e documental com o objetivo de mostrar as barreiras e os tetos de vidro das mulheres na ciência, bem como os dados mais significativos sobre sua promoção, presença e carreira científica na Espanha. Concluiu-se que as transformações observadas podem significar várias coisas. Por um lado, é possível que se esteja presenciando um enfraquecimento de alguns estereótipos de gênero na hora de escolher uma carreira profissional, embora, por outro lado, essas transformações não sejam suficientes para realizar as reformas estruturais, institucionais ou do contexto social e cultural necessárias para a promoção, a liderança e a visibilidade das mulheres, tanto nas carreiras científicas quanto nas instituições.

Palavras-chave: Ciência e mulheres. Universidade. Diferença de gênero.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ángela Martín-Gutiérrez, Universidad Internacional de La Rioja y Universidad de Sevilla

Doutora Internacional em Educação pela Universidad de Sevilha (US). Professora sênior no Departamento de Teoria da Educação da Universidad Internacional de La Rioja (UNIR) e Professora do Departamento de Teoria e História da Educação e Pedagogia Social na Universidad de Sevilla (US).

Nelcy Yoly Valencia-Olivero, Universidad Internacional de La Rioja

Doutora em Educação pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Professora Doutora Contratada, na Faculdade de Educação da Universidad Internacional de La Rioja (UNIR).

Downloads

Publicado

2024-05-05

Como Citar

MARTÍN-GUTIÉRREZ, Ángela; VALENCIA-OLIVERO, N. Y. Quebrando barreiras e ampliando vozes: a ciência na era da equidade de gênero. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22582.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22582. Acesso em: 19 maio. 2024.