Perspectivas evaluativas del profesorado de Ciencias en instituciones de educación secundaria: un estudio de caso
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22606.069Resumo
El profesorado de Ciencias revela un conjunto de presupuestos y subjetividades evaluativas. Por ello, se plantea como objetivo conocer sus perspectivas de la evaluación educativa, es decir, lo que piensan y hacen los docentes al evaluar. Se aplica una metodología de enfoque mixto, diseño secuencial. En la fase cuantitativa se administró un cuestionario a una muestra de 298 maestros del área de Ciencia y Tecnología, para indagar sobre las funciones, contenidos, momentos y procedimientos evaluativos. Para la fase cualitativa se entrevistó a seis docentes sobre sus posicionamientos pedagógicos, didácticos, epistémicos y evaluativos; explorando sus subjetividades. Los resultados evidencian el carácter simbólico de la evaluación, la priorización de ciertos aspectos evaluativos que revelan la recurrencia a concepciones y prácticas “tradicionales” y “modernas” que coexisten en el ser y quehacer docente, haciendo evidente ambigüedades. Se expresa la escasa efectividad de los cambios promovidos y el desconcierto en la toma de decisiones pedagógicas.
Palabras clave: Perspectivas evaluativas. Enseñanza de las ciencias. Educación secundaria.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.