O trabalho pedagógico no Ensino Superior Politécnico de Portugal: uma análise a partir dos Institutos Politécnicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22658.015

Resumo

O Ensino Superior Politécnico (ESP) de Portugal é uma opção educacional que contempla formação em cursos de Licenciaturas, Mestrados e Doutorados em diversas áreas. Nesse contexto, este estudo teve a finalidade de analisar e caracterizar o trabalho pedagógico desenvolvido no ESP de Portugal, considerando as perspectivas concebidas e implementadas no trabalho dos professores dos Institutos Politécnicos. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que seguiu abordagem qualitativa e quantitativa e foi produzido por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo, envolvendo 173 professores. Encontra-se estruturado com uma revisão da literatura que trata da organização e do funcionamento do ESP e do trabalho pedagógico como categoria presente no ESP e descrição dos resultados alcançados acompanhados por discussões. Percebeu-se que o trabalho pedagógico do ESP se personaliza como um movimento dialético que integra espaços e tempos, abarcando a ação individual dos professores demarcado pelo projeto pedagógico institucional.

Palavras-chave: Ensino Superior Politécnico. Institutos Politécnicos. Trabalho pedagógico. Formação profissional.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
156
Mar 31 '24Apr 01 '24Apr 04 '24Apr 07 '24Apr 10 '24Apr 13 '24Apr 16 '24Apr 19 '24Apr 22 '24Apr 25 '24Apr 28 '249
|
Outros formatos de visualizações
5

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) – campus Sertão – RS. Doutor em Educação.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Centro de Educação

Professora titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2024-03-30

Como Citar

VIEIRA, J. de A.; FERREIRA, L. S. O trabalho pedagógico no Ensino Superior Politécnico de Portugal: uma análise a partir dos Institutos Politécnicos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22658.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22658. Acesso em: 6 abr. 2025.