O trabalho pedagógico no Ensino Superior Politécnico de Portugal: uma análise a partir dos Institutos Politécnicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22658.015

Resumo

O Ensino Superior Politécnico (ESP) de Portugal é uma opção educacional que contempla formação em cursos de Licenciaturas, Mestrados e Doutorados em diversas áreas. Nesse contexto, este estudo teve a finalidade de analisar e caracterizar o trabalho pedagógico desenvolvido no ESP de Portugal, considerando as perspectivas concebidas e implementadas no trabalho dos professores dos Institutos Politécnicos. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que seguiu abordagem qualitativa e quantitativa e foi produzido por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo, envolvendo 173 professores. Encontra-se estruturado com uma revisão da literatura que trata da organização e do funcionamento do ESP e do trabalho pedagógico como categoria presente no ESP e descrição dos resultados alcançados acompanhados por discussões. Percebeu-se que o trabalho pedagógico do ESP se personaliza como um movimento dialético que integra espaços e tempos, abarcando a ação individual dos professores demarcado pelo projeto pedagógico institucional.

Palavras-chave: Ensino Superior Politécnico. Institutos Politécnicos. Trabalho pedagógico. Formação profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) – campus Sertão – RS. Doutor em Educação.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Centro de Educação

Professora titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2024-03-30

Como Citar

VIEIRA, J. de A.; FERREIRA, L. S. O trabalho pedagógico no Ensino Superior Politécnico de Portugal: uma análise a partir dos Institutos Politécnicos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22658.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22658. Acesso em: 29 abr. 2024.