Por um ensino de Sociologia engajado: proposições a partir da pedagogia de bell hooks

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22705.028

Resumo

Este artigo apresenta reflexões em torno da pedagogia engajada proposta pela intelectual negra feminista bell hooks, a partir de uma experimentação crítica dos princípios epistemológicos presentes nas práticas de ensino de Sociologia da escola à universidade. Problematizamos as abordagens teóricas tradicionais que embasam o ensino de Sociologia, dialogando com o projeto de artesanato intelectual sugerido por Charles Wright Mills e com a interseccionalidade como ferramenta teórica e de práxis. Discorrendo sobre as nossas práticas em diferentes espaços educacionais, fundamentamos a proposição de um ensino de Sociologia engajado, que contemple experiência, pensamento e prática no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Pedagogia engajada. bell hooks.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Antunes Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e de Sociologia na Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc/RS). Doutorando em Sociologia pela UFRGS.

Bernardo Mattes Caprara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Sociologia pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2024-05-05

Como Citar

MACHADO, L. A.; CAPRARA, B. M. Por um ensino de Sociologia engajado: proposições a partir da pedagogia de bell hooks. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22705.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22705. Acesso em: 17 jun. 2024.