Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22732.007Resumo
Este artigo objetiva analisar as implicações da política do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a prática docente. Questiona-se: A prática docente no Ensino Médio do Piauí tem sido balizada pela performatividade como parte do habitus profissional docente? De que forma? Para responder a essa questão, o artigo fundamenta-se no referencial teórico de Bourdieu e no seu método praxiológico. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com professores de duas escolas do Piauí, submetidas à análise do discurso de Maingueneau. Os resultados apontam que a prática docente tem sido estruturada por metas de resultados, práticas treineiras e performáticas. Essa prática performática é incorporada pelos professores, porque é um elemento forte do habitus profissional, consubstanciado na tradição meritocrática como discurso simbólico da justiça social. Os professores aderem à performatividade na medida em que seu habitus profissional está predisposto a incorporá-la, na relação dialética entre a subjetividade e sua posição no campo social.
Palavras-chave: Habitus. Performatividade. Exame Nacional do Ensino Médio.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.