Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22732.007

Resumo

Este artigo objetiva analisar as implicações da política do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a prática docente. Questiona-se: A prática docente no Ensino Médio do Piauí tem sido balizada pela performatividade como parte do habitus profissional docente? De que forma? Para responder a essa questão, o artigo fundamenta-se no referencial teórico de Bourdieu e no seu método praxiológico. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com professores de duas escolas do Piauí, submetidas à análise do discurso de Maingueneau. Os resultados apontam que a prática docente tem sido estruturada por metas de resultados, práticas treineiras e performáticas. Essa prática performática é incorporada pelos professores, porque é um elemento forte do habitus profissional, consubstanciado na tradição meritocrática como discurso simbólico da justiça social. Os professores aderem à performatividade na medida em que seu habitus profissional está predisposto a incorporá-la, na relação dialética entre a subjetividade e sua posição no campo social.

Palavras-chave: Habitus. Performatividade. Exame Nacional do Ensino Médio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aysllan de Sousa Sobrinho, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal do Maranhão

Professora do curso de Pedagogia, do Programa de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação (Geppe).

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

SOBRINHO, A. de S.; CAVALCANTI, C. R. Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22732.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22732. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores