Os saberes do conteúdo musical que constituem a identidade profissional de professores de Arte habilitados em Artes Visuais/Plásticas

Autores

  • Adilson de Souza Borges Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-5649-9248
  • Ana Cristina Coll Delgado Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22806.042

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar os saberes do conteúdo musical que constituem a identidade profissional de professores habilitados em Artes Visuais/Plásticas que ensinam música na escola. Fundamentados em base teórica sobre os saberes docentes, realizou-se uma pesquisa qualitativa – de observação participante – que envolveu quatro professores de Arte. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas, questionários e notas de campo da observação. Os resultados revelaram que os saberes do conteúdo musical que constituem a identidade profissional dos professores são relacionados à história da música e da arte, aos elementos da linguagem musical, às habilidades práticas, aos saberes teórico-práticos musicais e às perspectivas ontológicas. Em contrapartida, a análise do material empírico também revelou que os professores possuem limitações significativas, sobretudo no que diz respeito ao domínio teórico dos elementos da linguagem musical, ao propor as atividades práticas de ensino e aprendizagem e ao discutir os aspectos próprios do conhecimento musical.

Palavras-chave: Saberes musicais. Identidade profissional. Professores habilitados em Artes Visuais/Plásticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina  (Unoesc), campus Joaçaba. Acadêmico de Medicina pela Universidade do Contestado (UNC), campus Concórdia.

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora visitante da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU). Professora aposentada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

BORGES, A. de S.; DELGADO, A. C. C. Os saberes do conteúdo musical que constituem a identidade profissional de professores de Arte habilitados em Artes Visuais/Plásticas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22806.042. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22806. Acesso em: 19 nov. 2024.