Os impactos da pandemia e o uso das TICs nas práticas pedagógicas em instituições escolares: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22816.055

Resumo

Este artigo versa sobre o contexto vivido na pandemia e as práticas pedagógicas usadas em instituições escolares com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O escopo deste estudo foi investigar as práticas usadas em diversas instituições escolares nos anos de 2020 a 2022. O estudo caracterizou-se por ser qualitativo e descritivo, a partir do levantamento de pesquisas com consulta nos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Periódicos CAPES), no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Os principais resultados apontaram que há necessidade de estrutura e formação docente, carência de políticas públicas, entraves no acesso à internet, prejuízos sociais e práticas exitosas usando metodologias ativas e inovadoras.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas em instituições escolares. TICs. Pandemia.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
214
Jun 04 '24Jun 07 '24Jun 10 '24Jun 13 '24Jun 16 '24Jun 19 '24Jun 22 '24Jun 25 '24Jun 28 '24Jul 01 '2412
|
Outros formatos de visualizações
75
Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202617

Biografia do Autor

Claudia Nakanichi, Universidade Cidade de São Paulo

Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos, São Paulo. Doutoranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Mestra em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Michael Santos Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Coordenador Pedagógico na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos, São Paulo. Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Doutora em Educação (Currículo) e Mestra em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

NAKANICHI, C.; SILVA, M. S.; FURLANETTO, E. C. Os impactos da pandemia e o uso das TICs nas práticas pedagógicas em instituições escolares: uma revisão de literatura. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22816.055. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22816. Acesso em: 16 mar. 2025.