Experiência, formação e atuação docente: representações da ginástica ao longo da vida de professores de Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22847.019

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear as representações de ginástica de professores de Educação Física escolar ao longo da vida, a partir das narrativas sobre suas experiências com esse saber. Foram realizadas entrevistas com professores de Educação Física atuantes na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados mostram que os participantes do estudo tiveram poucas experiências com modalidades ginásticas na infância. Ao percorrem a trajetória acadêmica, encontraram limitações para conhecer de forma ampliada o universo gímnico. Consequentemente, percebe-se que as práticas profissionais refletem lacunas no trato com o conteúdo ginástico. Conclui-se que a ginástica esteve representada de várias formas e em diferentes contextos para os professores, porém a falta de experiências significativas tem impactado a prática profissional e contribuído para um ciclo de desconhecimento da ginástica.

Palavras-chave: Ginástica. Saberes profissionais. Prática pedagógica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduarda Heydt Heinen, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lucas Machado de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e mestrando em Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Patrícia Luiza Bremer Boaventura, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas. Docente do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Juliana Pizani, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Física. Docente do Departamento de Educação Física (DEF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2024-04-15

Como Citar

HEINEN, E. H.; OLIVEIRA, L. M. de; BOAVENTURA, P. L. B.; PIZANI, J. Experiência, formação e atuação docente: representações da ginástica ao longo da vida de professores de Educação Física escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22847.019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22847. Acesso em: 29 abr. 2024.