Estado do conhecimento: contributos para o desenvolvimento da formação continuada intercultural de professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22857.017

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou 87 resumos de artigos publicados na Plataforma SciELO, entre os anos de 2010 e 2023. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentada em Amado (2014), configurou-se como estudo de caráter bibliográfico do tipo estado do conhecimento. Objetivou-se investigar o desenvolvimento da formação continuada intercultural de professores/as, a partir da identificação das categorias (étnico-racial, gênero, língua, religião, deficiência, geração e outros), fundantes para a conceitualização de uma educação intercultural, tal qual defendida por Candau (2011) e Fleuri (2022). Pela análise dos dados, sugere-se maior aprofundamento conceitual acerca das categorias fundantes na perspectiva intercultural, tendo em vista a elaboração de políticas públicas para a formação inicial e continuada de professores/as, não somente no Brasil, mas também em toda a América Latina, permeada pelo encontro/desencontro/reconhecimento das “verdades” contadas e ensinadas ao longo da história, as quais devem ser questionadas e reescritas em conjunto com aqueles que por tanto tempo foram silenciados.

Palavras-chave: Formação de professores/as. Perspectiva intercultural crítica. Diferença.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Zimmermann Pereira Guesser, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE). Professora na Rede Municipal de Educação do Município de Antônio Carlos, Santa Catarina.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

GUESSER, S. Z. P.; HOBOLD, M. de S. Estado do conhecimento: contributos para o desenvolvimento da formação continuada intercultural de professores/as. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22857.017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22857. Acesso em: 29 abr. 2024.