A pesquisa em educação na perspectiva multicultural: estudo sobre práticas antirracistas em um curso de extensão de formação continuada docente
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23636.095Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a pesquisa em educação na perspectiva multicultural, ilustrando a questão a partir de um estudo de caso com momentos de pesquisa-ação em um curso de extensão que apresenta possibilidades e desafios da formação continuada docente antirracista, sob a perspectiva qualitativa. A educação para as relações étnico-raciais é elucidada, com destaque para a trajetória e objetivos da Lei Federal no 10.639/2003, importante marco na reestruturação das práticas educacionais a partir da valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira com foco na coletividade e igualdade. Tecendo reflexões acerca das expectativas das cursistas, descritas nas cartas de intenção para ingressar no curso, identifica-se a relevância da aptidão docente para a prática antirracista e multicultural. O artigo aponta para o reconhecimento e respeito à diversidade e para o enfrentamento ao racismo estrutural, suscitando ponderações sobre a importância da formação continuada docente.
Palavras-chave: Pesquisa em educação. Formação continuada docente. Antirracismo. Multiculturalismo.
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