A pesquisa em educação na perspectiva multicultural: estudo sobre práticas antirracistas em um curso de extensão de formação continuada docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23636.095

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a pesquisa em educação na perspectiva multicultural, ilustrando a questão a partir de um estudo de caso com momentos de pesquisa-ação em um curso de extensão que apresenta possibilidades e desafios da formação continuada docente antirracista, sob a perspectiva qualitativa. A educação para as relações étnico-raciais é elucidada, com destaque para a trajetória e objetivos da Lei Federal no 10.639/2003, importante marco na reestruturação das práticas educacionais a partir da valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira com foco na coletividade e igualdade. Tecendo reflexões acerca das expectativas das cursistas, descritas nas cartas de intenção para ingressar no curso, identifica-se a relevância da aptidão docente para a prática antirracista e multicultural. O artigo aponta para o reconhecimento e respeito à diversidade e para o enfrentamento ao racismo estrutural, suscitando ponderações sobre a importância da formação continuada docente.

Palavras-chave: Pesquisa em educação. Formação continuada docente. Antirracismo. Multiculturalismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Ivenicki, Universidade Federal do Rio de Janeiro

PhD em Educação pela University of Glasgow e Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Érika Loureiro de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Estudos Multiculturais (GEM) da UFRJ.

Adriana do Carmo Corrêa Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta da UFRJ.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

IVENICKI, A.; CARVALHO, Érika L. de; GONÇALVES, A. do C. C. A pesquisa em educação na perspectiva multicultural: estudo sobre práticas antirracistas em um curso de extensão de formação continuada docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23636.095. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23636. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!