Um modelo da inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23727.079

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é explorar a inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa, com foco nas principais formas de má conduta em pesquisa, incluindo plágio, fabricação e falsificação. Também detalha os principais fatores para sua ocorrência e as possíveis formas de mitigar seu uso entre os pesquisadores acadêmicos.  Métodos: O método empregou um exame detalhado dos principais dilemas éticos, conforme delineados na literatura, bem como dos fatores que levam a essas violações éticas e das estratégias para mitigá-las. Além disso, as experiências de ensino do autor principal são refletidas no desenvolvimento do modelo. Resultados: Os resultados deste artigo estão representados em um modelo que ilustra a inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa. Além disso, um aspecto significativo do artigo é a identificação de novas formas de má conduta de pesquisa relativas ao uso de citações ou referências irrelevantes ou forçadas. Conclusão: Na conclusão, o artigo destaca os efeitos positivos substanciais que a adesão à ética e integridade em pesquisa tem sobre o bem-estar acadêmico dos pesquisadores acadêmicos.

Palavras-chave: Ética em pesquisa. Integridade da pesquisa. Má conduta de pesquisa. Plágio. Fabricação.

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Biografia do Autor

Abdulghani Muthanna, Norwegian University of Science and Technology

Department of Teacher Education, Norwegian University of Science and Technology, Trondheim, Norway.

Youmen Chaaban, Qatar University

Educational Research Center, Qatar University, Doha, Qatar.

Saba Qadhi, Qatar University

Core Curriculum Program, Qatar University, Doha, Qatar

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

MUTHANNA, A.; CHAABAN, Y.; QADHI, S. Um modelo da inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23727.079. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23727. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética e integridade acadêmica e científica