Representações de meio ambiente e Educação Ambiental: um estudo com docentes de casas familiares rurais

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fernanda Luiza Algeri Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0003

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa que teve por objetivo analisar as representações sociais de meio ambiente de docentes que atuam em Casas Familiares Rurais da região sudoeste do Paraná. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento composto de três partes: a primeira concentrava dados de identificação; a segunda continha questões abertas centradas nas concepções dos docentes sobre desenvolvimento sustentável, educação e pedagogia da alternância; a terceira consistia numa questão de evocação livre, tendo como termo indutor a expressão meio ambiente. Os resultados obtidos sugerem que a representação social de meio ambiente dos sujeitos está diretamente relacionada com o seu contexto de educadores do campo e com as mediações propiciadas pela condução do trabalho pedagógico segundo o método da pedagogia da alternância. Foi identificada certa perspectiva de Educação Ambiental que prioriza a mudança de comportamento e de atitude das pessoas perante os problemas ambientais.

 

Palavras-chave: Representações sociais. Meio ambiente. Educação ambiental. Casa Familiar Rural.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
456
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202642
|

Biografia do Autor

Edival Sebastião Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Dr. em Psicologia da Educação. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Fernanda Luiza Algeri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estudante de graduação em Letras POrtuguês Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, bolsista de iniciação científica.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

TEIXEIRA, E. S.; ALGERI, F. L. Representações de meio ambiente e Educação Ambiental: um estudo com docentes de casas familiares rurais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 193–205, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2440. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos