Sobre Zygmunt Bauman: filósofo social do diálogo como acontecimento entre diferentes e da educação para a solidariedade
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24522.067Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar tematizações possíveis a partir da construção teórica do filósofo social Zygmunt Bauman, desde a amplitude de possibilidades de análises, pensamentos e compreensões. A construção teórica de Bauman parece indicar a diversidade e a pluralidade como propriedades da condição humana e apontar a atitude dialógica como possibilidade instituinte do mundo compartilhado. A compreensão da existência de um paradigma ambivalente orienta e constitui a metodologia deste texto, porque os sentidos e a linguagem, em suas contingências, colocam o diálogo entre diferentes como central para consensos democráticos e republicanos, além de iluminar o amplo horizonte teórico de Bauman pelas vias da hermenêutica pluralizadora ou sociológica, forjada na dialogia entre a concepção hermenêutica e a dialética. A ambivalência/plurivalência pode viabilizar um mundo compartilhado, mesmo que centrado no indivíduo, aberto à educação para o diálogo e à solidariedade.
Palavras-chave: Ambivalência. Diálogo. Solidariedade.
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