Aporias sociopolíticas e pedagógicas em tempos líquidos: tematizando a educação republicana e democrática por instigação de Zygmunt Bauman
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24538.065Resumo
Neste artigo, reflete-se sobre o enfrentamento das aporias sociopolíticas e pedagógicas em tempos líquidos como possibilidade e defesa de uma educação republicana e democrática. O problema que orienta a reflexão, instigado pelo pensamento de Zygmunt Bauman, foi assim formulado: Como a explicitação das aporias sociopolíticas e pedagógicas contribui para a tomada de decisões lúcidas no campo prático-social? O movimento reflexivo está estruturado em três passos. No primeiro, foram organizadas algumas ideias sobre o pensamento aporético. No segundo passo, aborda-se a justificação moral da forma republicana e democrática de sociedade, que permite elaborar argumentos em defesa de uma educação voltada à formação dos novos para o mundo comum. Sobre essa formação, são articuladas considerações no terceiro passo. Compreende-se que a explicitação das aporias sociopolíticas e pedagógicas contribui para a tomada de decisões lúcidas no campo prático-social em defesa de uma escola pública republicana e democrática.
Palavras-chave: Aporias sociopolíticas e pedagógicas. Tempos líquidos. Educação republicana e democrática.
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