Entre livros e artigos: análise das práticas citacionais na área da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24542.092Resumo
O objetivo geral deste artigo foi analisar criticamente as características citacionais na área da Educação, considerando suas especificidades em relação às métricas de avaliação acadêmica e aos índices bibliométricos, com base nas peculiaridades da área, que prioriza livros e capítulos de livros em detrimento de artigos científicos. A pesquisa adotou uma abordagem mista – quantitativa e qualitativa –, fundamentada na bibliometria e em discussões teóricas sobre avaliação acadêmica. Os resultados indicam que as práticas citacionais da Educação desafiam as métricas convencionais e apontam para a necessidade de modelos avaliativos mais inclusivos e condizentes com a diversidade das fontes citadas na área. Essa análise promove reflexões sobre os desafios e as possibilidades de adaptação das práticas acadêmicas às transformações nas políticas de avaliação, contribuindo para o debate sobre a valorização da produção científica no campo da Educação.
Palavras-chave: Educação. Bibliometria. Métricas de citação.
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