Desigualdades en el desempeño académico en educación secundaria en el Perú: un análisis multinivel
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.21.24571.001Resumo
Este estudio examina las desigualdades en el desempeño académico en matemáticas, lectura y ciencias sociales en estudiantes peruanos, considerando variables como género, gestión escolar y ubicación geográfica. A través de modelos multinivel, se cuantificaron las disparidades y se estimó la variabilidad en los niveles individual, escolar y regional. Los resultados indican que los estudiantes de áreas urbanas y de instituciones privadas presentan un rendimiento significativamente superior. Además, se observó una asociación significativa entre la comprensión lectora y el desempeño en ciencias sociales. Estos hallazgos resaltan la necesidad de políticas educativas basadas en evidencia para reducir desigualdades estructurales en el sistema educativo.
Palabras clave: Desigualdad educativa. Educación secundaria. Análisis multinivel.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.