A educação para o século XXI e as novas demandas do capital moderno: reflexões sob a óptica de Zygmunt Bauman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24599.058

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de analisar a influência do Relatório Delors (1999) no conceito de educação delineado para o século XXI, em busca de compreender como suas ideias impactaram a educação contemporânea frente às demandas do capital moderno e gerar reflexões sob a óptica de Zygmunt Bauman. Espera-se que a análise do discurso revele, por meio da sociologia crítica de Bauman e de outros autores, como o Relatório Delors está atrelado ao conceito de modernidade deste século e suas implicações na educação e no mundo do trabalho atual. Nesse sentido, este estudo, com base em pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica nas discussões de Bauman (1998, 1999a, 1999b, 2000, 2021a, 2021b), busca despertar a autoconsciência, a compreensão e a responsabilidade individual, a fim de promover a autonomia e a liberdade – enfim, trazer luz aos termos e aos objetivos traçados para a educação do século XXI e para o novo mercado do capital moderno e globalizado, permitindo compreender como o mundo funciona, para nele operar.

Palavras-chave: Educação. Zygmunt Bauman. Relatório Delors.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Quitéria Paiva Villela Santos, Universidade Estadual do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí.

Adão Aparecido Molina, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação – Formação Docente Interdisciplinar da Unespar, campus de Paranavaí. 

Downloads

Publicado

2025-08-16

Como Citar

SANTOS, Q. P. V.; MOLINA, A. A. A educação para o século XXI e as novas demandas do capital moderno: reflexões sob a óptica de Zygmunt Bauman. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24599.058. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24599. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação