Formação para a docência no Ensino Superior durante a pós-graduação stricto sensu: um olhar a partir do Estágio de Docência instituído pela Capes
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24651.024Resumo
A formação para a docência no Ensino Superior é de responsabilidade legal da pós-graduação stricto sensu. No entanto, verifica-se que não há orientações nacionais sobre como tal formação deve ocorrer. Cabe destacar que o Estágio de Docência (ED), implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma ação intencionalmente direcionada à formação para a docência. Assim, este trabalho investigou, a partir de uma pesquisa documental, como está ocorrendo a formação para a docência no Ensino Superior das(os) pós-graduandas(os), considerando o alcance do ED em conjunto com outras ações formativas, como o oferecimento de disciplinas em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação e de Química. Verificaram-se diferentes cenários de desenvolvimento do ED, com poucos exemplos de normatização institucional. Tal realidade demonstra a necessidade de outros estudos a respeito do alcance da institucionalização do ED, bem como sobre o papel da Capes como responsável pela regulação e avaliação de desempenho dos Programas de Pós-Graduação.
Palavras-chave: Docência no Ensino Superior. Estágio de Docência. Capes.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.