Neoliberalismo autoritario y acumulación por legitimación en México. La Reforma Educativa (2013)
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24652.011Resumo
Posterior a la última crisis del capitalismo, la de 2008, originada por la crisis inmobiliaria en los Estados Unidos, cuyos efectos fueron globales, de acuerdo con la teoría crítica, surgió un neoliberalismo autoritario, con Estados que imponen una serie de políticas de ajuste económicas, con el fin de fortalecer los mecanismos de acumulación de capital. Dichas políticas son implementadas previa construcción de estrategias de acumulación por legitimación, a través de propaganda articulada por las élites económicas y políticas. El presente ensayo analiza y devela como se dio el proceso de legitimación en la implementación de la Reforma Educativa en México en 2013, bajo un contexto de neoliberalismo autoritario, con el fin de controlar al magisterio, consolidar la precarización laboral propia del modelo neoliberal. Se utilizó una metodología cualitativa basada en investigación documental centrada textos académicos como artículos científicos, tesis, libros y reportes de prensa.
Palabras clave: Neoliberalismo. Autoritarismo. Educación.
Downloads
Métricas
No metrics found.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.