A cidadania reclamada de crianças em acolhimento institucional: experiências construídas por meio da prática da capoeira na cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24808.063

Resumo

Neste artigo, analisa-se o trabalho socioeducativo com crianças em situação de acolhimento social, mediado pela capoeira, que buscou promover a cidadania reclamada delas no contexto da cidade. Trata-se de uma Pesquisa-Ação Existencial, realizada com dez crianças, entre quatro e 14 anos de idade, acolhidas pela Casa Lar no período de julho a dezembro de 2021. Os dados foram produzidos por meio de diário de campo, fotografias, desenhos e enunciações das crianças, provenientes das relações pedagógicas estabelecidas com elas no ensino da capoeira. São analisados, à luz dos pressupostos da Sociologia da Educação e da Infância, bem como dos Estudos com o Cotidiano, quatro episódios em que as crianças tiveram suas agências valorizadas nas relações que estabeleceram com a prática da capoeira na cidade, evidenciando positivamente um modelo de cidadania em que os sujeitos são capazes de pensar e agir sobre si.

Palavras-chave: Prática corporal. Infâncias. Espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiza Fraga Tostes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e em Educação Física (ProEF) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

TOSTES, L. F.; MARTINS, R. L. D. R.; MELLO, A. da S. A cidadania reclamada de crianças em acolhimento institucional: experiências construídas por meio da prática da capoeira na cidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24808.063. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24808. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Crianças, infâncias e processos socializadores: perspectivas de investigação