A cidadania reclamada de crianças em acolhimento institucional: experiências construídas por meio da prática da capoeira na cidade
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24808.063Resumo
Neste artigo, analisa-se o trabalho socioeducativo com crianças em situação de acolhimento social, mediado pela capoeira, que buscou promover a cidadania reclamada delas no contexto da cidade. Trata-se de uma Pesquisa-Ação Existencial, realizada com dez crianças, entre quatro e 14 anos de idade, acolhidas pela Casa Lar no período de julho a dezembro de 2021. Os dados foram produzidos por meio de diário de campo, fotografias, desenhos e enunciações das crianças, provenientes das relações pedagógicas estabelecidas com elas no ensino da capoeira. São analisados, à luz dos pressupostos da Sociologia da Educação e da Infância, bem como dos Estudos com o Cotidiano, quatro episódios em que as crianças tiveram suas agências valorizadas nas relações que estabeleceram com a prática da capoeira na cidade, evidenciando positivamente um modelo de cidadania em que os sujeitos são capazes de pensar e agir sobre si.
Palavras-chave: Prática corporal. Infâncias. Espaço urbano.
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