Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação: um modelo replicável a partir da experiência em uma instituição pública municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24887.079

Resumo

Práticas de autoavaliação são centrais na gestão e no aprimoramento de Programas de Pós-Graduação em Educação. No Brasil, muitas assumem caráter descritivo, pouco conectado à decisão e ao impacto social. Neste estudo, analisa-se criticamente a autoavaliação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (2021-2024) de uma universidade pública municipal de São Paulo, buscando transformá-la em rotina estratégica orientada por evidências. A metodologia triangulou análise documental, survey com egressos, entrevistas e dissertações (com apoio de Processamento de Linguagem Natural), além de síntese SWOT operacionalizada via 5W2H. Apesar da alta qualidade das disciplinas e do desempenho docente, persistem entraves em infraestrutura e devolutivas, uma vez que a coerência temática das dissertações contrasta com a necessidade de fortalecer a transferência de conhecimento às redes de ensino. Contudo, a abordagem gerou planos verificáveis e fortaleceu a governança. Para 2025-2028, propõe-se regime público e cumulativo de autoavaliação, com métricas de transferência, internacionalização recorrente e metas para equidade e infraestrutura.

Palavras-chave: Formação docente. Avaliação institucional. Impacto social. Agenda 2030.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Willian José Ferreira, Universidade de Taubaté

Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade de Taubaté

Professora e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté

Professora e Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

FERREIRA, W. J.; BUSSOLOTTI, J. M.; RIBEIRO, S. L. S.; CARNIELLO, M. F. Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação: um modelo replicável a partir da experiência em uma instituição pública municipal. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24887.079. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24887. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos