Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação: um modelo replicável a partir da experiência em uma instituição pública municipal
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24887.079Resumo
Práticas de autoavaliação são centrais na gestão e no aprimoramento de Programas de Pós-Graduação em Educação. No Brasil, muitas assumem caráter descritivo, pouco conectado à decisão e ao impacto social. Neste estudo, analisa-se criticamente a autoavaliação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (2021-2024) de uma universidade pública municipal de São Paulo, buscando transformá-la em rotina estratégica orientada por evidências. A metodologia triangulou análise documental, survey com egressos, entrevistas e dissertações (com apoio de Processamento de Linguagem Natural), além de síntese SWOT operacionalizada via 5W2H. Apesar da alta qualidade das disciplinas e do desempenho docente, persistem entraves em infraestrutura e devolutivas, uma vez que a coerência temática das dissertações contrasta com a necessidade de fortalecer a transferência de conhecimento às redes de ensino. Contudo, a abordagem gerou planos verificáveis e fortaleceu a governança. Para 2025-2028, propõe-se regime público e cumulativo de autoavaliação, com métricas de transferência, internacionalização recorrente e metas para equidade e infraestrutura.
Palavras-chave: Formação docente. Avaliação institucional. Impacto social. Agenda 2030.
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