Representações sociais sobre criança e professora de crianças por alunas do Curso de Pedagogia da UFMS e UNESP

Autores

  • Célia Maria Guimarães
  • Sílvia Adriana Rodrigues
  • Claudia Cristina Garcia Piffer

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0010

Resumo

Este texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que, tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, investiga a interferência dos processos de formação inicial nas representações que os alunos de dois cursos de Pedagogia distintos têm e constroem sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil (EI). O estudo, de caráter longitudinal, acompanha os estudantes em seu processo de formação inicial, em curso de 2009 a 2012, adotando questionários e entrevistas como instrumentos para a obtenção dos dados. Assim, neste artigo nos deteremos na análise de representações sobre criança e o que é e como é ser professor da Educação Infantil. Os dados não indicam elaborações sobre o que é e como é ser professor de crianças pequenas, tampouco sobre a especificidade do trabalho pedagógico na EI, permitindo-nos afirmar que em ambos os grupos o uso dos termos professor e criança refere-se ao trabalho desenvolvido no Ensino Fundamental.

 

Palavras-chave: Representações sociais. Educação Infantil. Formação de professores.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
454
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202633
|

Biografia do Autor

Célia Maria Guimarães

Professora do Departamento de Educação da FCT/Unesp

Sílvia Adriana Rodrigues

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Professora Assitente pdo Departamento de Educação – Campus do Pantanal

Claudia Cristina Garcia Piffer

Professora Mestre Substituta do Departamento de Educação

Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP

 

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

GUIMARÃES, C. M.; RODRIGUES, S. A.; PIFFER, C. C. G. Representações sociais sobre criança e professora de crianças por alunas do Curso de Pedagogia da UFMS e UNESP. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 289–301, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2513. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos