Representações sociais sobre criança e professora de crianças por alunas do Curso de Pedagogia da UFMS e UNESP

Autores

  • Célia Maria Guimarães
  • Sílvia Adriana Rodrigues
  • Claudia Cristina Garcia Piffer

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0010

Resumo

Este texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que, tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, investiga a interferência dos processos de formação inicial nas representações que os alunos de dois cursos de Pedagogia distintos têm e constroem sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil (EI). O estudo, de caráter longitudinal, acompanha os estudantes em seu processo de formação inicial, em curso de 2009 a 2012, adotando questionários e entrevistas como instrumentos para a obtenção dos dados. Assim, neste artigo nos deteremos na análise de representações sobre criança e o que é e como é ser professor da Educação Infantil. Os dados não indicam elaborações sobre o que é e como é ser professor de crianças pequenas, tampouco sobre a especificidade do trabalho pedagógico na EI, permitindo-nos afirmar que em ambos os grupos o uso dos termos professor e criança refere-se ao trabalho desenvolvido no Ensino Fundamental.

 

Palavras-chave: Representações sociais. Educação Infantil. Formação de professores.

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Biografia do Autor

Célia Maria Guimarães

Professora do Departamento de Educação da FCT/Unesp

Sílvia Adriana Rodrigues

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Professora Assitente pdo Departamento de Educação – Campus do Pantanal

Claudia Cristina Garcia Piffer

Professora Mestre Substituta do Departamento de Educação

Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP

 

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Publicado

2011-12-07

Como Citar

GUIMARÃES, C. M.; RODRIGUES, S. A.; PIFFER, C. C. G. Representações sociais sobre criança e professora de crianças por alunas do Curso de Pedagogia da UFMS e UNESP. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 289–301, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2513. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos