Ethical and responsible use of GenAI in research context
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25388.057Resumo
This article begins by framing the intersection between ethics and artificial intelligence (AI), considering two main dimensions: normative ethics and applied ethics. The second section reinforces the need to move from the abstract to the practical level with an integrated perspective. The third section examines roles and responsibilities in AI safety. Next, the text focuses on Generative AI (GenAI) and academic integrity. From a user perspective, it explores an activity within the research context, emphasizing the application of GenAI to qualitative data analysis. Finally, the article presents the GenAI Governance Model, which outlines a comprehensive framework for the responsible and integrated implementation of GenAI in research environments. It is concluded that it is necessary to adopt a governance approach to ensure the responsible use of GenAI.
Keywords: Ethics. GenAI. Governance. Research. Responsible use.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.