A autoavaliação como ferramenta formativa e participativa no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25504.093Resumo
Este estudo analisa dados da autoavaliação realizada no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba, destacando seu papel como ferramenta formativa e participativa para a melhoria da qualidade do curso. Por meio da aplicação de questionários via Google Forms, analisaram-se as percepções de estudantes sobre as dimensões da qualidade do programa. Como resultados, destacam-se desafios socioeconômicos, como a falta de bolsas e a sobrecarga de trabalho, além da ausência de políticas institucionais, como licenças remuneradas para qualificação, o que dificulta a dedicação integral ao Mestrado. Como percepções positivas, sobressaem-se as respostas referentes à infraestrutura e à organização curricular, como a adequação das ementas e a interdisciplinaridade. Conclui-se que a autoavaliação participativa pode impulsionar melhorias no programa, desde que articulada com políticas de financiamento, revisão curricular e mais diálogo com as redes de Educação Básica, visando a uma pós-graduação profissional mais inclusiva e alinhada às demandas reais dos professores.
Palavras-chave: Autoavaliação. Formação docente. Qualidade da pós-graduação.
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