Concepções e práticas de professoras no ensino da argumentação no 5º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carolina Perrusi Alves Brandão Universidade Federal de Pernambuco
  • Andrezza da Costa França Prefeitura Municipal de Cabo de Santo Agostinho
  • Renata da Conceição Silveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.00012

Resumo

Esta pesquisa discute as concepções de duas professoras sobre o ensino da argumentação e suas relações com a prática pedagógica em turmas do 5º ano. A análise de cinco aulas de cada professora revelou que uma delas adotava uma concepção de argumentação desvinculada das situações de uso, expressa no ensino de conceitos e de uma forma composicional padrão. A outra professora demonstrou maior clareza acerca da diversidade de gêneros textuais e das situações em que se deve argumentar, o que gerou a proposição de atividades de leitura e escrita mais contextualizadas, com foco nas especificidades dos gêneros trabalhados. Conclui-se que a concepção de argumentação como prática discursiva demanda um maior conhecimento sobre a variedade de situações e gêneros presentes na sociedade, sendo este um requisito para uma ação pedagógica mais reflexiva e voltada para os usos sociais da escrita.

 

Palavras-chave: Argumentação. Leitura. Produção de texto.

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Biografia do Autor

Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e da Pós-Graduação em Educção da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Psicologia.

Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Métodos e Tècnicas de Ensino e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Psicologia.

Andrezza da Costa França, Prefeitura Municipal de Cabo de Santo Agostinho

Professora da Prefeitura Municipal de Cabo de Santo Agostinho. Graduada em Pedagogia.

Renata da Conceição Silveira, Universidade Federal de Pernambuco

Aluna de Mestrado da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Pedagogia.

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Publicado

2012-06-29

Como Citar

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. A.; FRANÇA, A. da C.; SILVEIRA, R. da C. Concepções e práticas de professoras no ensino da argumentação no 5º ano do Ensino Fundamental. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 253–278, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.00012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2593. Acesso em: 27 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos