Novas tecnologias, educação e contemporaneidade

Autores

  • Emanuel do Rosário Santos Nonato Universidade do Estado da Bahia

Resumo

O texto aborda a questão da Pós-Modernidade e seus desdobramentos e inter-relações com a dinâmica da Educação Contemporânea, acentuadamente com o advento das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito do processo de reestruturação do Capitalismo e da implantação do Modo de Produção Informacional em substituição ao Modo de Produção Industrial. Ele discute o lugar da Pós-Modernidade na Contemporaneidade e as matrizes conceituais que a definem, confrontando-as com o estágio atual do Capitalismo. Discute ainda o lugar das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação contemporânea e suas implicações nos processos cognitivos humanos.

 

Palavras-chave: Novas tecnologias. Pós-modernidade. Determinismo tecnológico.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,004
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202638
|

Downloads

Publicado

2009-05-25

Como Citar

NONATO, E. do R. S. Novas tecnologias, educação e contemporaneidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 77–86, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/264. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos