Cursos pré-vestibulares populares e aprendizagem da docência: alguns encontros

Autores

  • Alessandra Cardoso de Moraes E. E. Coronel Paulino Carlos, Governo do Estado de São Paulo
  • Rosa Maria M. Anunciato de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este estudo focaliza a aprendizagem da docência de sete professores do Curso Pré-Vestibular da UFSCar (CPV). Este se caracteriza pelo atendimento à população com condições socioeconômicas desfavorecidas da cidade de São Carlos e região de modo a propiciar maiores chances de acesso a universidades públicas. Este estudo apóia-se na literatura educacional da área de formação de professores indicando que a aprendizagem da docência ocorre num continuum e que por meio da reflexão, na e sobre a docência, os professores adquirem novos conhecimentos e reconstroem sua prática. A partir dos dados obtidos por meio de entrevistas com os participantes, é possível notar que os professores passam a reconceituar o ensino de acordo com as demandas dos alunos e a análise da experiência vivida em reuniões gerais e pedagógicas. Os professores envolvem-se em funções que extrapolam o âmbito da sala de aula, tendo em vista forma de gestão e organização que caracterizam o projeto. As atividades desenvolvidas durante o processo seletivo de alunos possibilitam o desenvolvimento de processos reflexivos ligados às características da população atendida pelo CPV. Nesta perspectiva, a aprendizagem advinda dessas experiências permitem a ressignificação da prática docente.

Palavras-chave: Formação de professores. Professores iniciantes. Aprendizagem da docência. Curso pré-vestibular popular.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
979
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202641
|

Downloads

Publicado

2009-05-26

Como Citar

MORAES, A. C. de; DE OLIVEIRA, R. M. M. A. Cursos pré-vestibulares populares e aprendizagem da docência: alguns encontros. Práxis Educativa, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 125–144, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/291. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos