Cursos pré-vestibulares populares e aprendizagem da docência: alguns encontros

Autores

  • Alessandra Cardoso de Moraes E. E. Coronel Paulino Carlos, Governo do Estado de São Paulo
  • Rosa Maria M. Anunciato de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este estudo focaliza a aprendizagem da docência de sete professores do Curso Pré-Vestibular da UFSCar (CPV). Este se caracteriza pelo atendimento à população com condições socioeconômicas desfavorecidas da cidade de São Carlos e região de modo a propiciar maiores chances de acesso a universidades públicas. Este estudo apóia-se na literatura educacional da área de formação de professores indicando que a aprendizagem da docência ocorre num continuum e que por meio da reflexão, na e sobre a docência, os professores adquirem novos conhecimentos e reconstroem sua prática. A partir dos dados obtidos por meio de entrevistas com os participantes, é possível notar que os professores passam a reconceituar o ensino de acordo com as demandas dos alunos e a análise da experiência vivida em reuniões gerais e pedagógicas. Os professores envolvem-se em funções que extrapolam o âmbito da sala de aula, tendo em vista forma de gestão e organização que caracterizam o projeto. As atividades desenvolvidas durante o processo seletivo de alunos possibilitam o desenvolvimento de processos reflexivos ligados às características da população atendida pelo CPV. Nesta perspectiva, a aprendizagem advinda dessas experiências permitem a ressignificação da prática docente.

Palavras-chave: Formação de professores. Professores iniciantes. Aprendizagem da docência. Curso pré-vestibular popular.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2009-05-26

Como Citar

MORAES, A. C. de; DE OLIVEIRA, R. M. M. A. Cursos pré-vestibulares populares e aprendizagem da docência: alguns encontros. Práxis Educativa, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 125–144, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/291. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos