Cultura escolar e conselho de classe: gestão democrática do trabalho pedagógico?

Autores

  • Beatriz Gomes Nadal Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.00010

Resumo

O artigo tematiza a cultura do trabalho pedagógico escolar no âmbito do conselho de classe. Muitas pesquisas vêm demonstrando que não raro o conselho atua de modo burocrático e na contramão de um projeto capaz de alinhar as práticas educativas escolares aos interesses sociais. Questionamos quais as formas ritualizadas, os sentidos que envolvem o trabalho pedagógico de conselho de classe e se elas estão associadas à permanência das dificuldades. O trabalho é parte de pesquisa maior, na qual, por meio de abordagem qualitativa com metodologia interpretativa, na perspectiva dos estudos culturais, investigaram-se duas escolas da rede estadual paranaense a fim de conhecer e compreender a cultura escolar, desvelando assim sentidos sobre a avaliação e a gestão do trabalho pedagógico. Para o estudo, apoiamo-nos nas contribuições de Viñao Frago (1998), Dalben (1992, 2004), Mattos (2005) e Oliveira (2002, 2004, 2009). Pudemos perceber que há, nas escolas pesquisadas, um sentido partilhado de avaliação classificatória, do conselho de classe como etapa burocrática, mais do que como um processo inerente ao pedagógico.

 

Palavras-chave:Escola. Gestão do trabalho pedagógico. Conselho de classe. Cultura escolar.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
965
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202658
|

Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

NADAL, B. G. Cultura escolar e conselho de classe: gestão democrática do trabalho pedagógico?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 199–225, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.00010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3287. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos