Avaliação nos ciclos: adiamento da exclusão?

Autores

  • Maria Clara Ede Amaral Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i.2.129133

Resumo

Este artigo apresenta reflexões teóricas acerca do campo da avaliação da aprendizagem, discutindo a necessidade de se re-significar a avaliação em escolas organizadas em Ciclos de Formação Humana. Destaca-se, no texto, a relação existente entre a lógica da escola seriada e a prática de uma avaliação baseada na meritocracia e na classificação. A crítica apresentada dirige-se à problemática da não-reprovação que, ao contrário de promover a qualidade do ensino a partir da ampliação de tempo e espaço para a aprendizagem dos alunos, pode tornar-se meramente o adiamento da sua exclusão.

 

Palavras-chave: Ciclos de Formação. Avaliação. Exclusão.

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Publicado

2009-05-28

Como Citar

AMARAL, M. C. E. Avaliação nos ciclos: adiamento da exclusão?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 129–133, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.129133. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/329. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos