Las epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0003Resumo
La finalidad de este trabajo consiste en desarrollar la categoría de las epistemologías de la política educativa como un enfoque que propicia la práctica de la vigilancia epistemológica en la investigación en el campo. Esto conlleva necesariamente a realizar por parte del investigador un meta-análisis de su propia investigación Simultáneamente el enfoque de las epistemologías de la política educativa también se convierte en un esquema analítico apto para los estudios epistemológicos en el campo, más allá del uso que cada investigador realice para su propia vigilancia epistemológica en el proceso de desarrollo de su investigación. Este esquema de análisis surge por la preocupación de observar en una parte significativa de investigaciones en nuestra región la ausencia de posicionamientos epistemológicos en la investigación en política educativa, observando que la producción del conocimiento en el campo se despliega desde una combinación metodológica que no se sustenta en perspectivas epistemológicas, y así, la investigación se presenta como neutral e independiente de la realidad social y cultural.
Palabras clave: Política Educativa. Epistemología. Vigilancia Epistemológica.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.