O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da Metodologia da Mediação Dialética

Autores

  • Jaqueline Zdebski da Silva Cruz Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria Lidia Sica Szymanski Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0007

Resumo

Este artigo aborda a necessidade de um trabalho pedagógico dentro da modalidade Educação do Campo, especificamente no ensino da matemática. Busca justificar a defesa por um trabalho diferenciado, que tome como ponto de partida o conhecimento matemático do aluno e permita a sua ampliação de tal forma que os conhecimentos matemáticos adquiridos sejam realmente úteis em sua vivência de cidadão. A partir das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, este trabalho apresenta os pontos principais do desenvolvimento da Metodologia da Mediação Dialética, a qual possibilita estabelecer relações entre os diferentes saberes do aluno e do professor, de forma que o aluno possa superar seu conhecimento imediato sobre o mundo, pelos conhecimentos matemáticos historicamente construídos pelo homem.

 

Palavras-chave: Educação do Campo. Matemática. Metodologia da Mediação Dialética.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Zdebski da Silva Cruz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Matemática pela Unioeste - Campus de Cascavel- Pr em 2009. Discente do programa de Pós-Graduação strictu sensu em Educação da Unioeste.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

CRUZ, J. Z. da S.; SZYMANSKI, M. L. S. O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da Metodologia da Mediação Dialética. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 445–465, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3386. Acesso em: 20 ago. 2022.

Edição

Seção

Educação Matemática