O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da Metodologia da Mediação Dialética

Autores

  • Jaqueline Zdebski da Silva Cruz Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria Lidia Sica Szymanski Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0007

Resumo

Este artigo aborda a necessidade de um trabalho pedagógico dentro da modalidade Educação do Campo, especificamente no ensino da matemática. Busca justificar a defesa por um trabalho diferenciado, que tome como ponto de partida o conhecimento matemático do aluno e permita a sua ampliação de tal forma que os conhecimentos matemáticos adquiridos sejam realmente úteis em sua vivência de cidadão. A partir das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, este trabalho apresenta os pontos principais do desenvolvimento da Metodologia da Mediação Dialética, a qual possibilita estabelecer relações entre os diferentes saberes do aluno e do professor, de forma que o aluno possa superar seu conhecimento imediato sobre o mundo, pelos conhecimentos matemáticos historicamente construídos pelo homem.

 

Palavras-chave: Educação do Campo. Matemática. Metodologia da Mediação Dialética.

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Biografia do Autor

Jaqueline Zdebski da Silva Cruz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Matemática pela Unioeste - Campus de Cascavel- Pr em 2009. Discente do programa de Pós-Graduação strictu sensu em Educação da Unioeste.

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Publicado

2012-12-04

Como Citar

CRUZ, J. Z. da S.; SZYMANSKI, M. L. S. O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da Metodologia da Mediação Dialética. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 445–465, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3386. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Educação Matemática