Uma análise de reflexões e de conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores no ensino de números decimais para o sexto ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Adriana Fátima de Souza Miola Universidade Federal da Grande Dourados
  • Patricia Sandalo Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0011

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar um recorte da dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Traz uma análise dos conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores durante a realização de seis encontros acerca do ensino de números decimais. Para análise dos dados foi utilizado o modelo teórico desenvolvido por Lee Shulman sobre a base de conhecimentos para o ensino, focando as três vertentes: o conhecimento específico, pedagógico e curricular do conteúdo. A formação do grupo possibilitou momentos de estudo, escolha, aplicação e reflexão. Os resultados revelam que as trocas de experiência e o planejamento elaborado coletivamente propiciaram, além da conscientização sobre a necessidade da base de conhecimentos, a importância de discutir e planejar em grupo. Apontaram ainda que os encontros contribuíram para que os sujeitos expusessem as suas dúvidas, refletindo sobre a sua prática.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de professores. Ensino de decimais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Fátima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados

Departamento: Matemática

Área: Educação Matemática

Patricia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Departamento: Matemática

Área: Educação Matemática

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

MIOLA, A. F. de S.; PEREIRA, P. S. Uma análise de reflexões e de conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores no ensino de números decimais para o sexto ano do Ensino Fundamental. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 533–558, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3420. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Educação Matemática