Uma análise de reflexões e de conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores no ensino de números decimais para o sexto ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Adriana Fátima de Souza Miola Universidade Federal da Grande Dourados
  • Patricia Sandalo Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0011

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar um recorte da dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Traz uma análise dos conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores durante a realização de seis encontros acerca do ensino de números decimais. Para análise dos dados foi utilizado o modelo teórico desenvolvido por Lee Shulman sobre a base de conhecimentos para o ensino, focando as três vertentes: o conhecimento específico, pedagógico e curricular do conteúdo. A formação do grupo possibilitou momentos de estudo, escolha, aplicação e reflexão. Os resultados revelam que as trocas de experiência e o planejamento elaborado coletivamente propiciaram, além da conscientização sobre a necessidade da base de conhecimentos, a importância de discutir e planejar em grupo. Apontaram ainda que os encontros contribuíram para que os sujeitos expusessem as suas dúvidas, refletindo sobre a sua prática.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de professores. Ensino de decimais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Fátima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados

Departamento: Matemática

Área: Educação Matemática

Patricia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Departamento: Matemática

Área: Educação Matemática

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

MIOLA, A. F. de S.; PEREIRA, P. S. Uma análise de reflexões e de conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores no ensino de números decimais para o sexto ano do Ensino Fundamental. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 533–558, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3420. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática