Políticas de regulação na educação: a organização da escola em ciclos em Goiânia (1998-2008)

Autores

  • Maria Augusta Peixoto Mundim Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0007

Resumo

O presente trabalho analisa a organização da escola em ciclos em Goiânia à luz dos processos de regulação das políticas educacionais empreendidos no Brasil a partir da década de 1990. A investigação de natureza teórico-bibliográfica beneficiou-se das análises da regulação social realizadas no campo da economia e da sociologia política tendo como referência o quadro teórico-metodológico desenvolvido por Marx e fertilizado por Gramsci. Presume-se que há, no cenário atual, novas formas de regulação social que em seus desdobramentos têm reverberado na regulação das políticas educacionais e, em certa medida, têm informado princípios para novas formas de organização da escola.

 

Palavras-chave: Regulação social. Políticas educacionais. Escola em ciclos.

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Publicado

2012-06-29

Como Citar

MUNDIM, M. A. P. Políticas de regulação na educação: a organização da escola em ciclos em Goiânia (1998-2008). Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 129–155, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3639. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos