A utilização do conhecimento científico: uma discussão sobre as pesquisas educacionais e a formulação de políticas
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.4i2.123130Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre duas concepções de pesquisa orientada para a formulação de políticas: as policy sciences e a educação baseada em evidências. Consideram-se tanto as repercussões dessas propostas no campo educacional como um todo quanto suas repercussões no campo educacional brasileiro, procurando-se enfatizar as características próprias assumidas pela pesquisas educacionais que se iniciaram no Brasil nos anos 1950 e 1990. Essa comparação entre as repercussões internacionais e locais das policy sciences e da educação baseada em evidências sugere algumas reflexões sobre a produção e o uso do conhecimento científico, cujo propósito é contribuir para as discussões sobre a o impacto social do trabalho dos pesquisadores da educação no Brasil.
Palavras-chave: Pesquisa educacional. Policy sciences. Evidências.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.