Livros didáticos e mídia televisiva na construção das representações de América espanhola dos alunos de Ensino Básico do município de Inhumas – Goiás

Autores

  • Luciano dos Santos USP - IFG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i2.0003

Resumo

Os estudos sobre livros didáticos de história têm avançado muito no Brasil. Todavia, ainda há questões pouco abordadas. Uma delas é o espaço que a temática hispano-americana ocupa nessas obras e quais são as repercussões disso na representação de América espanhola que os alunos do Ensino Básico assumem. Nosso trabalho foi desenvolvido na busca de contribuir para lançar luz sobre esse objeto-problema. A pesquisa foi feita em duas fases: primeiro, analisamos os livros didáticos adotados pelos professores do município de Inhumas, no estado de Goiás, em 2007, e, depois, realizamos uma análise dos questionários e entrevistas feitos com os alunos da região. Os resultados levam-nos a sustentar a hipótese de que a condição acessória que a América espanhola ocupa nos livros didáticos de História e a forte representação dessa temática criada pela mídia televisiva têm contribuído para a prática de diferenciação dos alunos em relação à América de colonização hispânica.

 

Palavras-chave: Representações. História da América espanhola nos livros didáticos. Percepção dos alunos de Ensino Básico.

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Biografia do Autor

Luciano dos Santos, USP - IFG

Doutorando em História Social Universidade de São Paulo, professor de história da América no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

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Publicado

2013-11-04

Como Citar

SANTOS, L. dos. Livros didáticos e mídia televisiva na construção das representações de América espanhola dos alunos de Ensino Básico do município de Inhumas – Goiás. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 397–418, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.8i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4778. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino de História no espaço Ibero-americano