Livros didáticos e mídia televisiva na construção das representações de América espanhola dos alunos de Ensino Básico do município de Inhumas – Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i2.0003Resumo
Os estudos sobre livros didáticos de história têm avançado muito no Brasil. Todavia, ainda há questões pouco abordadas. Uma delas é o espaço que a temática hispano-americana ocupa nessas obras e quais são as repercussões disso na representação de América espanhola que os alunos do Ensino Básico assumem. Nosso trabalho foi desenvolvido na busca de contribuir para lançar luz sobre esse objeto-problema. A pesquisa foi feita em duas fases: primeiro, analisamos os livros didáticos adotados pelos professores do município de Inhumas, no estado de Goiás, em 2007, e, depois, realizamos uma análise dos questionários e entrevistas feitos com os alunos da região. Os resultados levam-nos a sustentar a hipótese de que a condição acessória que a América espanhola ocupa nos livros didáticos de História e a forte representação dessa temática criada pela mídia televisiva têm contribuído para a prática de diferenciação dos alunos em relação à América de colonização hispânica.
Palavras-chave: Representações. História da América espanhola nos livros didáticos. Percepção dos alunos de Ensino Básico.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.