Quando os(as) alunos(as) já são professores(as): estágio, pesquisa e prática docente na formação de professores(as) indígenas

Autores

  • Carlos Humberto Alves Corrêa Universidade Federal do Amazonas
  • Elciclei Faria dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Rosa Helena Dias da Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7iEspecial.0004

Resumo

O artigo aborda o tema central do estágio no Curso de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) enquanto um dos principais desafios para a formação de professores indígenas em nível superior. Como os alunos universitários indígenas já são professores(as) em suas aldeias, procura-se saber que tipos de atividades caracterizarão este momento formativo e comporão o estágio e como articular as ações de pesquisa e prática docente oportunizando a soma de esforços e produção de resultados que sejam contribuição tanto para a formação do(a) professor(a) como para as escolas indígenas. Também focaliza a experiência já vivida com a Turma Mura, que está no último ano do curso e no fim de seu estágio. O estágio tem sido entendido como um espaço/tempo de reflexão e ação sobre a realidade escolar e o exercício da docência, tendo em vista potencializar a formação dos(as) licenciandos(as) e qualificar as suas inserções profissionais e, consequentemente, o trabalho da escola indígena.

 

Palavras-chave: Formação de professores indígenas. Estágio. Pesquisa. Prática docente.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
388
Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202636
|

Biografia do Autor

Carlos Humberto Alves Corrêa, Universidade Federal do Amazonas

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Elciclei Faria dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Rosa Helena Dias da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2013-03-20

Como Citar

CORRÊA, C. H. A.; SANTOS, E. F. dos; SILVA, R. H. D. da. Quando os(as) alunos(as) já são professores(as): estágio, pesquisa e prática docente na formação de professores(as) indígenas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, p. 85–105, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7iEspecial.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5058. Acesso em: 2 jun. 2025.