Educação e lazer: analisando os contextos do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte

Autores

  • Marcília de Sousa Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0003

Resumo

Este artigo objetiva analisar as concepções de lazer e educação que permeiam os documentos do Programa Escola Integrada do município de Belo Horizonte. A análise foi fundamentada no Policy cycle approach e enfatizada nos contextos de influência e produção de textos da política. Dessa forma, investigamos a formação da agenda política, o Projeto Político Pedagógico do programa e o Plano Estratégico BH 2010-2030. O contexto da política não se organiza de forma linear, mas é um processo de interação de interesses de grupos. Com o discurso do enfrentamento do fracasso escolar, revelado pelos índices de avaliação de rendimento e de fluxo (aprovação, repetência e evasão) dos alunos, os documentos da Escola Integrada anunciam a educação e lazer como formas de produção, estreitando as relações do público e privado. O direito à educação está restrito ao acesso e permanência das crianças e jovens na escola, sem que se amplie uma perspectiva para a universalização e qualidade. Os documentos abordam o lazer numa visão que o reduz à construção e manutenção de equipamentos e à ideia de atividade.

 

Palavras-chave: Educação. Lazer. Escola Integrada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcília de Sousa Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos do Lazer/UFMG, Professora de Educação Física da Prefeitura de Belo Horizonte, Membro Pesquisadora do Laboratótio de Pesquisa sobre Formação e Atuação em Lazer/ORICOLÉ-UFMG.

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

Pos Doutorado em Educação pela UFRJ. Professor do Programa de Pós-graduação em Lazer da UFMG. Líder do Oricolé – Laboratório sobre Formação e Atuação Profissional no Lazer da UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa em Lazer (GPL/UNIMEP) 

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

SILVA, M. de S.; ISAYAMA, H. F. Educação e lazer: analisando os contextos do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 55–78, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i1.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5629. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos