Educação e lazer: analisando os contextos do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte

Autores

  • Marcília de Sousa Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0003

Resumo

Este artigo objetiva analisar as concepções de lazer e educação que permeiam os documentos do Programa Escola Integrada do município de Belo Horizonte. A análise foi fundamentada no Policy cycle approach e enfatizada nos contextos de influência e produção de textos da política. Dessa forma, investigamos a formação da agenda política, o Projeto Político Pedagógico do programa e o Plano Estratégico BH 2010-2030. O contexto da política não se organiza de forma linear, mas é um processo de interação de interesses de grupos. Com o discurso do enfrentamento do fracasso escolar, revelado pelos índices de avaliação de rendimento e de fluxo (aprovação, repetência e evasão) dos alunos, os documentos da Escola Integrada anunciam a educação e lazer como formas de produção, estreitando as relações do público e privado. O direito à educação está restrito ao acesso e permanência das crianças e jovens na escola, sem que se amplie uma perspectiva para a universalização e qualidade. Os documentos abordam o lazer numa visão que o reduz à construção e manutenção de equipamentos e à ideia de atividade.

 

Palavras-chave: Educação. Lazer. Escola Integrada.

Downloads

Métricas

Viste PDF
532
Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202618
|

Biografia do Autor

Marcília de Sousa Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos do Lazer/UFMG, Professora de Educação Física da Prefeitura de Belo Horizonte, Membro Pesquisadora do Laboratótio de Pesquisa sobre Formação e Atuação em Lazer/ORICOLÉ-UFMG.

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

Pos Doutorado em Educação pela UFRJ. Professor do Programa de Pós-graduação em Lazer da UFMG. Líder do Oricolé – Laboratório sobre Formação e Atuação Profissional no Lazer da UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa em Lazer (GPL/UNIMEP) 

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

SILVA, M. de S.; ISAYAMA, H. F. Educação e lazer: analisando os contextos do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 55–78, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i1.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5629. Acesso em: 31 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos