Formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise das Diretrizes Curriculares

Autores

  • Romilda Teodora Ens PUCPR
  • Marciele Stiegler Ribas PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0006

Resumo

Este artigo analisa as diretrizes curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nível federal, estadual (Paraná) e municipal (Curitiba). Retoma as políticas educacionais dos governos Collor, FHC e Lula, buscando identificar se esses documentos reconhecem ou indicam a necessidade de formação específica aos docentes que atuam nessa modalidade de ensino. A partir da fundamentação epistemológica da hermenêutica, realizamos uma análise documental das Diretrizes, orientada pela técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2012). Entre os autores que fundamentaram essa reflexão, estão: Haddad e Di Pierro (2000), Paiva (2003), Di Pierro (2010), Gadotti (2011), Arroyo (2011), Capucho (2012). Os resultados apontam que as políticas educacionais tratam a formação de professores para a EJA de forma superficial. Nesse contexto, é necessário reavaliar essas políticas, com a finalidade de assegurar uma educação de qualidade para todos os jovens, adultos e idosos que retornam à escola em busca de um direito negado.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Educação de jovens e adultos. Diretrizes curriculares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Romilda Teodora Ens, PUCPR

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação).  Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP.

Marciele Stiegler Ribas, PUCPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PPGE. Mestre em Educação (PUCPR). Licenciada em Pedagogia (UFPR). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

TEODORA ENS, R.; STIEGLER RIBAS, M. Formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise das Diretrizes Curriculares. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 127–152, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i1.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6106. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos