La propuesta de la editorial Kapelusz para la escuela primaria argentina: un análisis cualitativo y cuantitativo de sus manuales para 4º grado en el área de Ciencias Sociales, 1976-2001
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0009Resumo
El artículo presenta un aporte al campo de estudios sobre manuales escolares. Se analizan los cambios y continuidades registrados en los “manuales integrales” de la editorial Kapelusz para el nivel primario de educación argentina, entre 1976 y 2001. A través de una muestra se examinan los manuales publicados por dicha editorial para el cuarto grado. Aquí se revisan los contenidos de ciencias sociales, en particular, los de historia y su evolución comparada a nivel intra-editorial. Se da cuenta de la permeabilidad de los manuales de las preocupaciones de la política educativa de la etapa, también se examinan los cambios formales que sufren los libros. Utilizando programas para el diseño editorial se recuentan los caracteres textuales y se registra una disminución del espacio destinado al texto. El mismo es reemplazado por una mayor cantidad de imágenes.
Palabras clave: Manuales integrales. Editorial Kapelusz. Transformaciones.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.