Uma escola, múltiplos olhares: avaliação e recuperação no cotidiano escolar

Autores

  • Flora Lima Farias de Souza Faculdade de Pimenta Bueno - FAP
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0005

Resumo

Este texto discute as relações produzidas no interior de uma escola pública em Porto Velho, Rondônia, em torno dos processos de avaliação e recuperação da aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de investigação realizada sob o referencial da psicologia escolar. O estudo, de natureza qualitativa, fez uso de análise documental, entrevistas e observações. Os resultados evidenciam, por um lado, a luta histórica de uma comunidade periférica pelo acesso à educação e, por outro, as dificuldades de diferentes ordens que se interpõem entre a conquista da escola e a qualidade do ensino oferecido. Dentre as dificuldades, destacam-se a pseudoautonomia nos processos de planejamento e o desenvolvimento da prática pedagógica, a precariedade da escola, as condições de trabalho dos docentes e as relações conflituosas entre estudantes e professores.

 

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Cotidiano Escolar. Políticas Públicas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,126
Mar 22 '17Mar 25 '17Mar 28 '17Mar 31 '17Apr 01 '17Apr 04 '17Apr 07 '17Apr 10 '17Apr 13 '17Apr 16 '17Apr 19 '172.0
| |

Biografia do Autor

Flora Lima Farias de Souza, Faculdade de Pimenta Bueno - FAP

Professora dos cursos de Pedagogia e de Psicologia da Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Graduada em Pedagogia e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia.

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

Professora Associada da graduação e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da USP.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

SOUZA, F. L. F. de; ZIBETTI, M. L. T. Uma escola, múltiplos olhares: avaliação e recuperação no cotidiano escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 394–409, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7067. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos