Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física escolar

Autores

  • Sirléia Silvano Rede Municipal de Educação de Criciúma(SC)
  • Vidalcir Ortigara Universidade do extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0009

Resumo

Este artigo versa sobre a concepção de currículo de caráter ampliado em Educação Física e a teoria de ensino de Davidov e Leontiev como possibilidade de objetivação da formação humana na perspectiva omnilateral. Defende-se a necessidade de que a dinâmica curricular – o trato com o conhecimento, a sistematização escolar e a normatização das práticas escolares – se efetive em um currículo de caráter ampliado. Considera-se que o trato com o conhecimento envolve a necessidade de criar condições para que se dê a transmissão e a assimilação do saber escolar. Refere-se, portanto, a uma direção científica da atividade de ensino do professor, ou seja, que este leve o estudante a entrar em atividade de estudo; de ascensão do conhecimento abstrato ao conhecimento teórico concreto, o que é propiciado pela organização do currículo a partir de uma concepção ampliada.

 

Palavras-chave: Currículo de caráter ampliado. Educação Física escolar. Atividade de ensino. Formação Omnilateral.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
786
Mar 22 '17Mar 25 '17Mar 28 '17Mar 31 '17Apr 01 '17Apr 04 '17Apr 07 '17Apr 10 '17Apr 13 '17Apr 16 '17Apr 19 '175.0
| |

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

SILVANO, S.; ORTIGARA, V. Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 464–481, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7156. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos