Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física escolar

Autores

  • Sirléia Silvano Rede Municipal de Educação de Criciúma(SC)
  • Vidalcir Ortigara Universidade do extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0009

Resumo

Este artigo versa sobre a concepção de currículo de caráter ampliado em Educação Física e a teoria de ensino de Davidov e Leontiev como possibilidade de objetivação da formação humana na perspectiva omnilateral. Defende-se a necessidade de que a dinâmica curricular – o trato com o conhecimento, a sistematização escolar e a normatização das práticas escolares – se efetive em um currículo de caráter ampliado. Considera-se que o trato com o conhecimento envolve a necessidade de criar condições para que se dê a transmissão e a assimilação do saber escolar. Refere-se, portanto, a uma direção científica da atividade de ensino do professor, ou seja, que este leve o estudante a entrar em atividade de estudo; de ascensão do conhecimento abstrato ao conhecimento teórico concreto, o que é propiciado pela organização do currículo a partir de uma concepção ampliada.

 

Palavras-chave: Currículo de caráter ampliado. Educação Física escolar. Atividade de ensino. Formação Omnilateral.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

SILVANO, S.; ORTIGARA, V. Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 464–481, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7156. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos