Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física escolar
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0009Resumo
Este artigo versa sobre a concepção de currículo de caráter ampliado em Educação Física e a teoria de ensino de Davidov e Leontiev como possibilidade de objetivação da formação humana na perspectiva omnilateral. Defende-se a necessidade de que a dinâmica curricular – o trato com o conhecimento, a sistematização escolar e a normatização das práticas escolares – se efetive em um currículo de caráter ampliado. Considera-se que o trato com o conhecimento envolve a necessidade de criar condições para que se dê a transmissão e a assimilação do saber escolar. Refere-se, portanto, a uma direção científica da atividade de ensino do professor, ou seja, que este leve o estudante a entrar em atividade de estudo; de ascensão do conhecimento abstrato ao conhecimento teórico concreto, o que é propiciado pela organização do currículo a partir de uma concepção ampliada.
Palavras-chave: Currículo de caráter ampliado. Educação Física escolar. Atividade de ensino. Formação Omnilateral.
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